top of page

AULAS

O STEP é um exercício que traz múltiplos benefícios ao corpo. Ele colabora para um rápido emagrecimento, auxilia na função cardiorrespiratória e proporciona o enrijecimento dos músculos dos membros inferiores, como glúteos, coxas e pernas.

Além de ajudar no emagrecimento, colabora para o desenvolvimento da coordenação motora e auxilia até mesmo no combate ao estresse. “A prática regular de step aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem estar físico e psicológico combatendo o estresse”, explica o consultor técnico da Contours, rede de academias para mulheres, Paulo Costa Amaral.

O treinamento produz uma resistência aeróbia, que além de auxiliar na queima de calorias facilita ao participante realizar movimentos naturais do dia-a-dia, como subir e descer escadas.

A atividade pode ser realizada em aulas individuais ou dentro de um circuito de exercícios. Quando inserido dentro do circuito funcional, a modalidade consegue trabalhar diferentes objetivos de acordo com a necessidade de quem pratica, e também ajuda a melhorar a capacidade de realizar atividades de rotina. “No circuito, a construção coreográfica dos exercícios é de acordo com as características físicas de cada um e a medida que o condicionamento aumenta, as coreografias ficam mais complexas e a plataforma do step é elevada”, revela Amaral.

                                   Cuidados necessários na hora de praticar step

Amaral alerta que independentemente do nível de condicionamento, os participantes não devem exercitar-se em altura de plataforma que obrigue a articulação do joelho a uma flexão superior a 90 graus, quando todo o peso do corpo estiver sobre a perna que vai fazer o primeiro step para cima, isto é, quando a planta do pé esta sobre a plataforma.

“É muito importante realizar os exercícios de Step sob a supervisão de um profissional de educação física, pois ao fazer o movimento de subir e descer na plataforma a tendência é deixar o centro de gravidade sobre o pé da frente para manter o equilíbrio e este movimento produz certa inclinação do corpo como um todo, no entanto, se feita corretamente, não gera tensão indevida sobre a coluna”, acrescenta o consultor técnico.

A dica para evitar qualquer tipo de mal-estar é sempre usar um tênis apropriado, monitorar o ritmo cardíaco e beber muita água

STEP

PUMP

A prática do PUMP consiste na elevação de pesos e barras de forma sincronizada. As aulas passam longe de serem monótonas, são estimulantes e energéticas. Você pode executar movimentos de musculação e melhorar sua resistência física.

O body pump exige condicionamento de todos os grupos musculares do corpo. Caso esse condicionamento seja pouco, você poderá notar a evolução do seu corpo e se sentirá desafiado a novos movimentos mais complexos. A aula dura em torno de 1 hora, e é dividida em fases de acordo com os grupos musculares. 

                                          Um corpo mais bonito com  pump

Os novos exercícios podem proporcionar benefícios surpreendentes para as mulheres. Se você seguir as dicas e optar por uma vida regrada e saudável, poderá notar os benefícios logo no primeiro mês. Sua musculatura será definida e se possuir flacidez, poderá identificar a redução desses incômodos antes do que imagina. A sua postura também será corrigida, o que proporcionará menos impactos à sua coluna.

                                                             Gasto calórico

A aula de em média 1 hora pode proporcionar a queima de até 600 calorias. Isso é ideal para quem busca diminuir gordura corporal e uma alternativa para fugir dos tradicionais exercícios aeróbicos. O body pump proporciona o ritmo intenso que muitas vezes não é mantido sobre a esteira ou no spinning. Qual seria sua escolha, queimar 350 calorias em 1 hora na esteira ou queimar até 600 calorias nesse mesmo tempo com o body pump? A aula é energizante e com certeza você se sentirá ainda mais quando notar os resultados de seus benefícios.

                                                Exercício para todas as idades 

As aulas de body pump podem ser freqüentadas por todas as idades. É importante saber suas limitações físicas, ter o acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Não há distinção entre sexos, homens e mulheres constituem uma mesma turma e não devem se sentir intimidados com os movimentos propostos. Ignore quem está em volta e dedique-se pelo seu bem estar. As academias oferecem turmas mistas e hierarquizadas por faixa etária, e normalmente há turmas específicas para a terceira idade, onde os movimentos são executados de forma paciente, mas não menos desafiadora.


JUMP

 JUMP Vamos pular? As aulas de  Jump, além de muito divertidas, proporcionam diversos benefícios par a saúde.

A modalidade tem tantos adeptos que os power jumpers também são reconhecidos como “a turma do sangue laranja”.

Os exercícios praticados no minitrampolim melhoram o condicionamento físico, aumentam o equilíbrio e a coordenação motora, ajudam a emagrecer e tonificam os músculos.

Se você ainda não é adepto do jump, a gente mostra seis motivos para você começar a dar seus pulos também. Olha só!

                                                      1. Tenha mais pique
O jump é um exercício aeróbio, por isso, aumenta o seu condicionamento físico e melhora o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório, o que garante mais energia para todo o dia.

                                                      2. Queime gorduras
O Power Jump é uma modalidade de alto gasto calórico. Em uma aula intensa é possível perder em média 700 kcal.

                                                      3. Combata a celulite
Ao dar os pulinhos, você flexiona os músculos dos membros inferiores e pressiona levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo.

                                                      4. Fique com o corpo durinho
Os movimentos do jump ajudam a tonificar membros inferiores como coxas, panturilhas, bumbum e os músculos da região do quadril.

                                                      5. Fortaleça a musculatura
Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, fundamental para proteger os joelhos e tornozelos, com imacto reduzido graças à lona elástica. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para a estabilidade do corpo.

                                                       6. Deixe a barriga durinha
Ao se equilibrar no minitrampolim, você fortalece a musculatura do core - conjunto de músculos abdominais e dorsais que, com os do quadril, formam o núcleo do corpo. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas

O TREINAMENTO FUNCIONAL nada mais é do que a prática de exercícios que reproduzem a maneira como a gente se move na vida cotidiana, ou seja, fazendo nossas atividades diárias. Os exercícios são em geral bem mais divertidos do que aqueles treinos tradicionais, até porque já fazem parte da rotina de tarefas executadas diariamente, só que agora com um novo foco. No nosso cotidiano realizamos uma série de movimentos variados e constantemente.

São movimentos como levantar, agachar, puxar, empurrar, saltar, dobrar, torcer, virar, andar, correr enfim nas mais diversas situações do dia a dia. Limpar a casa, lavar o carro, segurar o bebê são exemplos dessas atividades nas quais o corpo humano está utilizando o trabalho simultâneo de vários grupos musculares. 

O treinamento funcional prepara o nosso corpo para a realização dessas tarefas. Nos exercícios normalmente a carga de trabalho utilizada é o peso do próprio corpo. Porém podem ser utilizados também alguns acessórios como fitas elásticas, bolas suíças, bosu, halteres, medicine ball, cones entre outros.

O treinamento funcional desenvolve o corpo de uma maneira mais eficiente, pois, trabalha e movimenta todas as regiões de forma integrada, ao contrário dos treinos convencionais que trabalham exercícios localizados.Com apenas um exercício é possível trabalhar e treinar várias capacidades físicas.

                                         Benefícios Do Treinamento Funcional

São vários os benefícios dessa atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa desde que não tenha nenhuma restrição médica. Para quem não faz nenhuma outra atividade física também pode praticá-lo, porém, recomenda-se iniciar com exercícios mais simples.

Dentre os principais benefícios podemos destacar a melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, alívio das dores nas costas, melhora do sistema cardiorrespiratório. Os exercícios tonificam os músculos e exigem um grande gasto calórico, o que, conseqüentemente contribui para um emagrecimento saudável.

TREINO FUNCIONAL 

TREINO FUNCIONAL KIDS

A modalidade FUNCIONAL KIDS é um método seguro e efetivo de condicionamento para crianças com várias necessidades, metas e capacidades. Diante do surgimento de novos hábitos de vida que ocasionaram o crescimento da obesidade infantil dentre outras patologias, o FUNCIONAL KIDS é uma ótima alternativa para a prática de atividade física infantil.

                                  Benefícios:

– Altera favoravelmente parâmetros anatômicos e psicossociais

– Reduz lesões em esportes e atividades de recreação

– Incrementa capacidades motoras e o desempenho esportivo

– Contribui para que o indivíduo continue ativo na vida posteriormente

KARATÊ - “não é apenas uma atividade para o corpo, mas também para a mente”, O esporte proporciona grande condicionamento cardiovascular e muscular, desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações. Em um treino puxado, pode-se perder cerca de 800 kcal/h. E não para por aí: a arte marcial exige exercício mental em que o lutador passa a criar estratégias e aprende a controlar as suas emoções. A atividade é tão completa que sua prática é utilizada por empresas na realização de treinamento de pessoas. No karate é possível usar os princípios filosóficos e exercícios que fundamentam o Karatê para desenvolver senso de equipe, confiança, disciplina e motivação, nos empregados. “Após conhecer as regras e praticar o esporte, a pessoa passa a lidar melhor com as situações de estresse que ocorrem no trabalho”, conclui a consultora. A prática desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, dá condicionamento físico, uma boa postura, etc…

Por ser uma arte marcial que trabalha com o corpo todo, exercitando desde os músculos do corpo até a respiração, também traz equilíbrio emocional para o praticante, sendo assim ainda mais indicado no tratamento da ansiedade e o stress.

Praticada por crianças e adolescentes, o Karatê serve como opção de lazer, que desenvolve um papel importante na educação e formação de nossos jovens para a vida. Também praticada por idosos, portadores de necessidades especiais e obesos, o Karatê ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida. O Karatê ajuda o praticante a se socializar, conhecendo pessoas de diferentes classes sociais, promovendo uma cultura sem preconceitos onde todos são respeitados, não importa sua cor, raça, religião, etc…

Com isso concluímos que o Karatê Shotokan traz muitos benefícios para a saúde, ajudando a desenvolver seus talentos potenciais, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Colabora com a formação integral do ser humano podendo ser praticado por qualquer pessoa, homem ou mulher, adultos e crianças de todas as idades. O método de treinamento pode ser adaptado para as particularidades de cada pessoa.

“O Karatê é muito mais que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas, acima de tudo, a auto superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e às suas imperfeições. Neste sentido, no Karatê não há vitória exterior sem vitória interior.” Mestre Yasutaka Tanaka

KARATÊ 

DANÇA

A DANÇA - é mesmo uma forma de terapia.

Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e perda de peso, entre tantos outros. Mas pouco se fala da dança como uma terapia para a alma. Basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico. Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança. Mais do que técnica, é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra. Ao ensaiar os primeiros passos, a pessoa se desprende dos medos e preconceitos e vê seu estilo de vida ser transformado pouco a pouco.

A dança é mesmo uma forma de terapia. E qualquer pessoa pode dançar, não existem restrições, nem mesmo de idade. Os passos podem – e devem – ser adaptações às limitações físicas de cada um, mas não existe impedimento. “Basta saber ouvir a música e dançar para você, sempre com muita emoção, e sem se preocupar com os outros”, comenta Ivan Carlos Marcondes, professor de dança da Cia. Jundiaiense de Dança de Salão. Mas quem pensa que a dança é privilégio apenas dos mais jovens se engana – e muito. Essa é uma das atividades mais democráticas e que possibilita a participação de qualquer pessoa. Basta apenas se sentir disposto a começar. Algumas pessoas dançaram a vida inteira, outras só descobriram esse prazer depois da aposentadoria ou após encaminhar os filhos na vida. E depois que eles começam, não querem mais parar”, comenta Marlene Liveraro Bodelaci, coordenadora do Clube da Terceira Idade (mantido pela Secretaria Municipal de Integração Social – Semis). Bailes, aulas de dança ou mesmo de coreografia. Representantes da Melhor Idade comparecem com um único compromisso: se divertir. Basta observar durante poucos minutos e já é possível perceber a alegria de cada um ao estar ali, dançando. O professor da Cia Jundiaiense de Dança explica que a dança de salão é indicada muitas vezes para quem faz terapia de casal. “Isso porque eles se tornam mais próximos e acabam resgatando toda a cumplicidade do início do relacionamento. A vida a dois com certeza melhora muito, inclusive ao ampliar a roda de amigos”,

 

  Dançar faz bem porque…

Ajuda você a fazer novos amigos
É uma oportunidade de se unir a outras pessoas em prol de um objetivo comu

Combate o estresse
O exercício diminui a tensão e relaxa a musculatura.

    Controla a ansiedade
Além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliz

Melhora a comunicação
Depois de algumas aulas, você terá menos dificuldade de se expressar em público.

Aumenta a autoestima
Quem não se sente mais segura e poderosa fazendo bonito no baile?

Queima calorias
Uma hora de salsa ou samba rock queima até 594 calorias!

Turbina a capacidade sanguínea
A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Você sentirá até que seu fôlego aumentou!

Melhora a flexibilidade
Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar.

Tonifica os músculos
Pernas, glúteos e barriga agradecem quando você treina os novos passos na pista ou no salão de baile.

Dá mais tesão no sexo
Jogo de pernas, charminhos e brincadeiras típicos de alguns ritmos despertam a fantasia do casal. Sem falar que dançar coladinho com alguém dá um gostoso frio na barriga…

Reforça o amor e a cumplicidade do casal
Dançando, você e seu parceiro redescobrem o prazer de curtir a companhia um do outro. Sem falar que ganham um motivo a mais para passear.

Exercita o equilíbrio
e a coordenação motora Com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.

MUAY THAI 

O MUAY THAI nasceu na Tailândia e se espalhou pelo mundo. Ele é uma arte marcial muito poderosa que mistura de forma brilhante exercícios aeróbicos e técnicos.

Durante as aulas de Muay Thai vários grupos musculares são trabalhados, fortalecendo os braços, abdômen, pernas, ombros e costas. O esforço intenso que a prática de Mauy Thai exige acabando fazendo com que o corpo de quem pratica essa arte marcial fique definido e forte, o que é ótimo para quem deseja emagrecer e ficar com o corpo sarado.

Além de fortalecer o corpo e favorecer a queima de uma grande quantidade de calorias, o Muay Thai também aumenta a resistência cardiovascular, melhora o condicionamento físico e a coordenação motora.

O Mauy Thai também é uma arma contra o stress. O stress em excesso favorece o aumento da produção de cortisol e esse hormônio em excesso provoca aumento de peso, irritabilidade, insônia e, conseqüentemente, mais stress.

A prática regular de Muay Thai favorece a produção de endorfinas, que são hormônios que trazem a sensação de bem-estar. Portanto, o Muay Thai é excelente para aumentar a autoestima e a disposição.

Agora você entendeu né! O Muay Thai ajuda a reduzir a quantidade de hormônios que causam problemas de humor e excesso de peso, e aumenta a concentração de hormônios que trazem serenidade e bem-estar.

No caso das mulheres, o Muay Thai ajuda também a combater os sintomas provocados pela TPM e pela ansiedade.

Outro benefício do Muay Thai é que ele é uma excelente técnica de autodefesa, e pode ajudar você a se proteger perante determinadas situações perigosas. Mas tome cuidado, não vá encarar pessoas armadas.

 

O que é?

É uma luta que envolve socos e chutes com grande impacto, sobretudo com os cotovelos, joelhos e canelas.

Parte do corpo trabalhada:

O muay thai movimenta o corpo todo, assim todos os músculos são trabalhados, principalmente  a musculatura das coxas, ombros e peitoral.

Quantas calorias são perdidas durante uma aula?

Em média 750 a 800 calorias em 90 minutos de atividade.

Roupas e acessórios

Para lutar muay thai você precisará de caneleira, protetor bucal e luvas de boxe. As roupas devem estar adequadas para a prática da atividade física: top para proteger os seios, camiseta de lycra ou algodão e shorts ou bermudas reforçadas.

O que não pode?

A luta não permite ficar com o cabelo solto, usar brinco, piercing, anéis e acessórios em geral.

Contra-indicações:

Não há. Porém, assim como em outros exercícios físicos, é preciso se consultar com um médico para saber se a sua saúde está ok. Depois é só procurar uma academia qualificada e estabelecer a sua meta com um professor.

Benefícios

O muay thai tonifica os glúteos, braços, ombros, costas, barriga, pernas e panturrilha. Os ossos adquirem maior densidade, as articulações ficam mais flexíveis e a coordenação motora é ampliada. Além disso, o esporte desenvolve ou fortalece a autoconfiança e alivia o estress.

bottom of page